Criar um Site Grátis Fantástico
Passo 1
Passo 1

Google Analytics: O que é mensurado?

Rastrear o seu trabalho é a chave para permanecer motivado e ajudar a fazer alterações em sua estratégia de marketing, para que assim você possa ser bem sucedido. Nesta seção, nós vamos cobrir os principais recursos do Google Analytics e mostrar-lhe quais métricas são as mais importantes para observar e a frequência com a qual você deverá verificar isso.

O que é o Google Analytics?

O Google Analytics é um programa de rastreamento que lhe dá relatórios sobre como o site está indo em relação ao tráfego e conversões. Você pode usar o Google Analytics para obter relatórios detalhados e estatísticas sobre todo o tráfego que chega ao seu site. Ele rastreia tudo, desde as palavras-chave que foram utilizadas para encontrar o seu site, que páginas os internautas viram e quanto tempo eles ficaram em seu site. Esta informação lhe dará uma idéia do que seus visitantes gostam e não gostam sobre seu site, o que pode ajudar você a descobrir os pontos fracos do seu site e o que você pode considerar em otimizar um pouco mais.

Vá para o Google Analytics e configure a sua conta. Selecione a sua conta e verifique a opção de “Exibir visitas”. Você verá então o painel de controle da sua conta.

Painel de controle

O painel de controle do Google Analytics lhe dará todas as informações relevantes que você precisa para ver como seu site está indo. Compreender estas informações lhe dará uma idéia de quais mudanças você pode considerar em fazer no seu site.

O painel de controle lhe dá um gráfico de “Visitas” que mostra o que vem acontecendo ao longo do último mês. Abaixo do painel, você encontrará seis áreas centrais em relação aos visitantes e ao tráfego.

  • Visitas – Mostra quantas visitas houve em sua página. Uma visita é definida como a visualização de página quando aquele usuário não viu nenhuma outra página em seu site na última meia hora.
  • Visualização de página – Mostra quantas vezes as páginas do seu site foram vistas.
  • Página/Visita – Mostra quantas páginas, em média, os usuários visualizam quando eles chegam ao seu site.
  • Taxa de rejeição – Mostra a percentagem de usuários que deixam o seu site, depois de verem apenas uma página.
  • Duração média da visita – Mostra quanto tempo cada usuário fica em seu site.
  • Novas visitas – Mostra a percentagem de usuários que não haviam visitado o seu site antes.

Abaixo deste campo você vai encontrar os módulos de perspectiva padrão que o Google tem adicionado para você verificar a visão geral dos visitantes.

O gráfico de visão geral dos visitantes mostra quantos visitantes vieram ao seu site. Este número é geralmente menor do que as estatísticas de visitas e, às vezes, é muito menor, pois alguns visitantes podem visitar o seu site várias vezes. O “Relatório padrão” vai lhe dar mais informações sobre o navegador e que conexão os usuários usam quando navegam em seu site.

Em seguida, você verá um módulo de mapa moderno. Este exibe informações sobre quais países os seus visitantes estão vindo. O link “Relatório padrão” mostra exatamente quantas pessoas, de cada região, chegaram ao seu site.

A visão geral das fontes de tráfego lhe dá uma parte de onde seu tráfego está vindo, como as pessoas estão encontrando seu site, seja através de mecanismos de busca, tráfego direto, ou sites de referência. O link “Visão geral” mostra uma repartição dos diferentes motores usados ao visualizar seu site e uma lista de palavras-chave usadas para encontrá-lo.

Visão geral de conteúdo mostrará as cinco páginas que foram visualizadas durante o período de tempo que você está olhando. O link “Visão geral” irá mostrar-lhe mais detalhes sobre essas páginas, incluindo a visualização de páginas e a percentagem de visualização destas.

Como o Google Analytics ajuda a melhor meu SEO?

O Google Analytics fornece informações valiosas sobre o tráfego que chega ao seu site. Verificando o seu tráfego, e as fontes de tráfego, o ajudará a determinar os pontos fortes e fracos do seu site. Se você achar que a maioria dos usuários que visitam o seu site estão indo para as páginas de produto e então deixando o site, isto pode ser uma indicação de algumas coisas: talvez o preço esteja muito alto, talvez eles ainda estão pesquisando, ou talvez eles estão tendo dificuldades para encontrar o carrinho de compras ou como continuar.

A outra coisa boa sobre o Google Analytics é que agora você tem como mensurar como os seus esforços de construção de links estão indo. Tráfego aumentado e mais páginas visualizadas é um bom sinal, juntamente com uma menor taxa de rejeição e um aumento do tempo médio no site. Use essas métricas para ajudar a se manter motivado.

Quantas vezes você deve verificar seu Google Analytics?

SEO é a construção de abordagem de Marketing. Leva tempo e depende do seu nicho e palavras-chave. Fazer metas é a melhor maneira para ajudar a melhorar o que você está fazendo. Uma vez que o SEO leva tempo, é melhor checar o Google Analytics a cada duas semanas para fazer uma verificação rápida de 5 minutos. Ao rever a sua análise, ajuste o gráfico no topo para visualizar duas semanas versus duas semanas. Por exemplo, agosto 01-14 versus agosto 15-28. Isso ajudará você a ver o crescimento do seu site um pouco melhor.

Exame rápido de 5 minutos

  1. Intervalo de data – Altere o intervalo de datas para ver as últimas duas semanas e então selecione a opção “Comparar com o último” e clique em aplicar.
  2. Painel de controle – Revise as métricas do painel de controle para visão geral de visitantes, visão geral de fontes de tráfego e visão geral de conteúdo.
  3. Fontes de tráfego – Clique na opção de visão geral de fontes de tráfego. Agora vamos dar uma olhada mais profunda em cada categoria, começando com o tráfego direto.
    • Tráfego direto – Clique no link tráfego direto. Este link lhe mostra uma notificação de quantas pessoas estão encontrando seu site através do seu URL e/ou quantas dessas estão lhe marcando como favorito, a fim de voltar. Isto lhe diz um pouco sobre a popularidade do seu site.
    • Tráfego de referência – Do lado esquerdo da navegação clique no link tráfego de referência. Tráfego de referência mostra informações sobre de onde o seu tráfego vem. Isso é bom porque você pode ver os pontos fracos, os quais você pode gerar mais tráfego, e os pontos que estão funcionando bem, os quais você deve manter e ajudar a crescer. Para a maior parte, o Google irá enviar-lhe a maior parte do tráfego por causa do volume de pessoas que usam o Google para pesquisar.
  4. Palavras-chave – Selecione a seção “Publicidade” usando o painel do lado esquerdo. Clique em “Google Adwords”  e em “Palavras-chave”. Este relatório lhe dará informações detalhadas sobre as 10 palavras-chave mais utilizadas, que as pessoas estão digitando para encontrar o seu site. Esta informação pode ajudar você a entender que tipo de informações as pessoas estão esperando encontrar quando chegam em seu site. Também ajuda a ver as informações que você deve considerar adicionar ao seu site para ser mais relevante.
  5. Conteúdo- Selecione a seção de “Conteúdo” do painel do lado esquerdo. O menu principal de conteúdo lhe dá uma visão geral de como está a performance de suas páginas. Isso também irá permitir que você veja quais são as páginas mais populares.
    • Páginas de destino – este lhe ajudará a ver onde a maioria das pessoas estão entrando no seu site.
    • Páginas de saída – este lhe ajudará a ver os pontos fracos do seu site e quais páginas você tem uma maior atenção. Adicionando mais conteúdo e links é uma maneira de ajudar. Esse tipo de trabalho também vai ajudar a diminuir sua taxa de rejeição. Se você acha que seu conteúdo já é bom e que há o suficiente deste, considere adicionar alguns links internos ou alterar a posição deles no site.

A parte mais importante do exame rápido de 5 minutos do Google Analytics, em geral, é a consistência. Por ora, já temos isto agendado, assim você irá checar o Google Analytics a cada duas semanas. A razão pela qual a cada duas semanas é porque o SEO leva tempo para construir e para ver os resultados. Além disso, você não quer basear mudanças em seu site de acordo com os dados de apenas um dia.